Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Apresentação comemorativa do Quiloa Maracatu já tem ingressos à venda

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2019-10-08 -17:20

Apresentação comemorativa do Quiloa Maracatu já tem ingressos à venda

No próximo dia 18, às 21h, o Teatro Coliseu (Rua Amador Bueno, 237, Centro Histórico) abre as cortinas para contar a história do Quiloa Maracatu. São 16 anos dedicados a difundir esta manifestação e as tradições de matriz africana que expressam tanto sobre a trajetória do País. O espetáculo ‘Quiloa 16 Anos’ narra esta história, através das composições autorais e destaca momentos importantes do maracatu santista. 

Para a montagem, o grupo reuniu cerca de 50 integrantes, que levarão os elementos do Maracatu como a dança e a energia dos tambores da rua para o palco do Coliseu. O público poderá conferir através das loas - nome que se dá às canções dessa manifestação - como foi a evolução e a consolidação do Quiloa.

A apresentação tem início com o ‘Arrastão’ realizado em 2006 e segue narrando a preparação dos participantes para o que posteriormente ficou conhecido como ‘Cortejo’. São reverenciados os elementos fundamentais desta manifestação cultural, sempre contextualizada ao cotidiano e vivências coletivas, além de exaltar as parcerias que foram se construindo ao longo de uma década e meia. 

Outros fatos marcantes na história são contados ao longo do espetáculo como, por exemplo, quando foram convidadas a participar do Carnaval do Recife pela família da Nação do Maracatu Porto Rico, conduzida pelo Mestre Chacon Viana. Mais um momento importante foi a participação na Nação do Maracatu Encanto do Pina, da mestra Joana Cavalcante. 

Os ingressos já estão sendo vendidos no Chaveiro Magenta (Rua Martim Afonso, 34, Centro Histórico) e também podem ser adquiridos com os integrantes do Grupo. O valor da meia entrada é R$ 30,00 e todos pagam o mesmo valor. A renda do espetáculo será revertida para melhorias na Sede Porto. Informações: (13) 99768-1716.

Crédito e Fotos: Secretaria de Cultura de Santos / PMS