Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Inaugurado primeiro trecho da Nova Ponta da Praia

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2019-12-28 -20:50

Inaugurado primeiro trecho da Nova Ponta da Praia

 A Prefeitura de Santos inaugurou no fim da tarde desta sexta-feira (27), o primeiro trecho da Nova Ponta da Praia. Autoridades, santistas e turistas, prestigiaram o evento que contou com show do grupo Demônios da Garoa no palco montado em frente à Av. Almirante Saldanha da Gama, próximo ao Clube Vasco da Gama.

Na solenidade, homenagem aos clubes da região, com a entrega da estátua alusiva ao ‘Atleta Náutico Santista’ em novo local, dentro da nova remodelação da orla.  O trecho entregue corresponde às obras de remodelação viária da linha do mar – avenida da orla, entre a Av. Coronel Joaquim Montenegro (canal 6) e o Ferry Boat. 

As intervenções incluíram repavimentação de cinco quilômetros de pistas (dois sentidos), o redimensionamento de dois quilômetros de calçadão – mesma extensão da ciclovia implantada –, pintura de dois quilômetros de mureta, plantio de 200 árvores e instalação de 70 postes de luz, 85 bancos, 22 floreiras, 60 paraciclos e 60 lixeiras. Tudo totalmente custeado pela iniciativa privada, em parceria com o Grupo Mendes, por meio de uma compensação ao Município exigida por lei, como deixou claro o prefeito Paulo Alexandre Barbosa , em discurso que enalteceu a iniciativa privada pela obra que “coloca a Cidade em outro patamar em termos de destino turístico, gerando emprego e renda”, destacando também a parceria com os vereadores para a realização do projeto. Barbosa anunciou para março próximo, a entrega do Mercado de Peixe e do Centro de Convenções, em julho.

Fonte interativa – Um dos pontos altos da inauguração foi a entrega da fonte interativa, que desde o período de testes já é sucesso entre as crianças. O equipamento, instalado quase em frente ao Clube Vasco da Gama, com 24 bicos independentes esguichando água, em jatos de cerca de um metro iluminados por luz de LED, a fonte interativa produz multiefeitos. A água utilizada é tratada com cloro, como em piscinas, mas não é potável. 

Mais estruturas - Entre as novas estruturas, dois quiosques de alimentação, dois mirantes para o mar, espaço para exercícios físicos e rampas para a prática de skate. Também foram remodeladas as calçadas junto aos prédios, dentro do padrão de acessibilidade e com áreas verdes nas laterais. Segundo a Administração as obras ainda contemplaram adequações que vão proporcionar mais segurança a pedestres, motoristas e moradores do bairro.

Para ampliação da vazão às águas das chuvas, houve restruturação da drenagem, renivelamento do solo, com elevação de quase um metro em alguns trechos, aumentando a proteção contra ressacas do mar. O trânsito na avenida também passou por melhorias, como nova sinalização de solo, sinalização vertical e nove travessias elevadas (lombofaixas). Baias para estacionamento de carros e parada de ônibus foram implantadas para garantir a fluidez do tráfego.

Demônios da Garoa - Com mais de 75 anos de carreira e considerado o conjunto vocal mais antigo do Brasil em atividade, minutos após as 19h, ao som de Aquarela do Brasil, Demônios da Garoa subiu ao palco montado na orla. No repertório, clássicos como Trem das Onze, Samba do Arnesto, Saudosa Maloca e Tiro ao Álvaro. A festa teve ainda, apresentação do Komboio Cultural e do grupo Sena Sopra Metais, distribuição de algodão doce e pipoca para a garotada, além dos personagens do Toy Story e a dupla Mickey e Mine. (Fotos: Divulgação/PMS)