Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Atores santistas são premiados em Portugal

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2020-02-09 -23:25

Atores santistas são premiados em Portugal

 Os atores santistas Christian Malheiros e Tales Ordakji foram reconhecidos no prêmio português CinEuphoria Awards 2020, entregue na segunda-feira (3). Ambos foram premiados na categoria revelação “Someone to Watch”, pelo desempenho no longa “Sócrates”, lançado em setembro de 2019.

O CinEuphoria Awards, que este ano chegou à décima edição, criou a categoria revelação apenas em 2015. O “Someone to Watch” visa dar visibilidade a artistas que tiveram destaque excepcional em seus trabalhos. Tanto Malheiros quanto Ordakji foram alunos da Escola de Artes Cênicas Wilson Geraldo.

Além dos artistas da Baixada, outros brasileiros também foram premiados no evento. A veterana Fernanda Montenegro recebeu o prêmio Liberdade de Expressão. Já o ator Tarcísio Meira e as atrizes Sônia Braga e Glória Menezes foram lembrados no prêmio honorário “Carreira”, por suas trajetórias notáveis e de excelência.

Sócrates - O longa, que tem cenas gravadas em Santos, retrata a história de um jovem periférico da Baixada Santista. Após a morte inesperada da mãe, Sócrates precisa aprender a se virar por conta própria em uma realidade da miséria, somada ao preconceito por ser homossexual. Seus valores e ideais são colocados na balança com o medo de não conseguir se virar sozinho.

O drama, produzido pelo Instituto Querô e Querô Filmes, foi premiado no Festival de Cinema Queer de Lisboa, Festival do Rio, Festival de Uruguay, Mix Brasil, Miami Film Festival e Woodstock Film Festival, além do Film Independent Spirit Awards, considerado o Oscar do cinema independente. (Divulgação/PMS)