Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Comitê Metropolitano para enfrentamento ao Coronavírus

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2020-03-16 -02:06

         Comitê Metropolitano para enfrentamento ao Coronavírus

              Prefeitos da Baixada Santista, se reuniram nesta segunda-feira (16) na Prefeitura de Santos, e criaram um Comitê Metropolitano, em caráter permanente, para avaliar e propor medidas voltadas ao coronavírus para todas as cidades da região.

          Desse encontro convocado em caráter extraordinário pelo Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb) presidido pelo prefeito santista Paulo Alexandre Barbosa, foram definidas 11 medidas preventivas para evitar a transmissão do novo coronavírus na região, onde ainda não foi confirmado nenhum caso. A decisão será seguida nas nove cidades. Além disso, um Plano Regional de Contingência, está sendo elaborado pelos executivos que deverá ficar pronto imediatamente e encaminhado ao Governo do Estado de São Paulo e ao Governo Federal.

           Logo após o encontro dos prefeitos, foi realizada uma reunião para a formação do Comitê Municipal de Contingência para Enfrentamento ao Coronavírus, com a participação de representantes de vários órgãos e entidades públicas e privadas e da sociedade civil da Cidade.

As medidas anunciadas

1.      Escolas fechadas: Aulas das escolas municipais suspensas por tempo indeterminado a partir do dia 23 de março.

2.      Equipamentos e atividades públicas: todos os equipamentos e atividades esportivas, culturais e de lazer serão suspensas a partir de terça-feira (17) por tempo indeterminado, com exceção dos serviços de Saúde, Segurança e Assistência Social.

3.      Trabalho nas prefeituras: permitido o home office, de acordo com a liberação das chefias imediatas, avaliando a idade, doenças pré-existentes e de acordo com a natureza do serviço.

4.       Eventos públicos estão cancelados.

5.      Eventos privados: suspensão de autorização para eventos privados por tempo indeterminado, incluindo os já autorizados.

6.      Locais de grande circulação: recomendação de restrição de circulação de público e atividades em locais como shoppings, igrejas, clubes, centro comercial, cinema, teatro e similares. Força-tarefa para orientação de higiene e medidas preventivas.

7.      Plano de Contingência: definição de pauta de demandas de recursos, insumos e equipamentos necessários para o enfrentamento da doença e assistência aos pacientes. A proposta será encaminhada ao governo estadual e federal.

8.     Comitê Metropolitano Permanente: colegiado com as nove prefeituras irá se reunir periodicamente para definir novas estratégias.

9.      Comunicação: campanha conjunta de divulgação de ações e medidas preventivas.

10.  Visitas hospitalares: suspensas por tempo indeterminado. Será permitido apenas acompanhante que não tenha comorbidades.

11. Suspensão de autorização para vans e ônibus de turismo por tempo indeterminado. (Foto: Divulgação/PMS)