Em meio à pandemia de Coronavírus que exige cuidados de isolamento das pessoas, a Guarda Civil Ambiental de São Vicente trabalha para salvar outras vidas: a de animais silvestres.
Na manhã desta sexta-feira (27), a equipe foi solicitada pela Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Animal (Semam) para resgatar uma ave encontrada na Rua Agenor Lapenna (Vila Cascatinha). Trata-se de um periquito-rico, típico de regiões de Mata Atlântica. Com uma lesão na pata direita e impossibilitado de voar, o pássaro foi encaminhado para o Centro de Pesquisa e Triagem de Animais Selvagens em Cubatão (CEPTAS) para avaliação clínica.
Também nesta manhã, o pelotão foi acionado pelo Parque Ecológico Engenheiro Tércio Garcia (Vila Voturuá) para efetuar a soltura de um bicho-preguiça. O mamífero foi resgatado pela equipe ambiental no dia 13, próximo ao VLT no bairro do Itararé. Após passar por avalição clínica, reabilitação e receber um chip para monitoramento, o animal foi devolvido ao seu habitat, em uma área de mata fechada. (Divulgação/PMSV)