Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Santos tem quatro mortes confirmadas por Covid-19

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2020-04-02 -19:01

Santos tem quatro mortes confirmadas por Covid-19

                A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu, nesta quinta-feira (2), as notificações de Covid-19 em três moradores de Santos que foram a óbito. Agora, são quatro mortes confirmadas causadas pela doença entre residentes desde o início da pandemia.

           Os casos são de dois homens (76 e 84 anos) que morreram nesta quinta (2), ambos internados em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de hospital filantrópico. A outra confirmação da doença é de homem, de 74 anos, que faleceu no dia 27 de março, na UTI de hospital privado - óbito que já estava em investigação pela Seção de Vigilância Epidemiológica (Seviep).

          No total, há 16 óbitos de moradores de Santos em investigação por suspeita de Covid-19, além de outros 16 óbitos de moradores de outros municípios ocorridos em hospitais da Cidade, totalizando 32 mortes.

           A Vigilância Sanitária recebeu, nesta quinta (2), a confirmação de 16 casos positivos da doença em moradores da Cidade, passando de 66 casos confirmados para 82 – aumento de 24%. O número de casos suspeitos caiu de 361 para 357.

          Já as internações hospitalares de residentes de Santos aumentaram de 80 para 82. Quando contabilizado o número total de internados nos hospitais da Cidade (públicos e particulares) por sintomas de Covid-19, entre moradores de Santos e de outras cidades, houve um acréscimo de quase 10%. Na quarta (1º), havia 127 pessoas internadas e, nesta quinta (2), são 139.

          Tripulantes - A Secretaria de Saúde recebeu a notificação dos casos positivos de Covid-19 em mais três tripulantes do navio Costa Fascinosa (foto), que já estavam internados em hospital filantrópico da Cidade (atendimento particular). Antes, outros quatro tripulantes já haviam recebido a confirmação da doença. Três deles estão na UTI e quatro em leitos de enfermaria.

        No final da tarde de quarta (1º), mais dois tripulantes foram desembarcados porque precisavam de atendimento hospitalar com urgência. A Anvisa, órgão federal responsável pelo controle sanitário no Porto de Santos, pediu a autorização prévia à Secretaria Municipal de Saúde – seguindo decisão da Justiça Federal (https://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/justica-federal-nao-permite-o-desembarque-de-tripulantes-do-costa-fascinosa-em-santos). O Município liberou a transferência dos tripulantes, seguindo todos os protocolos, devido à gravidade dos seus quadros clínicos.

        As notificações dos atendimentos dos casos suspeitos de Covid-19 foram feitas nesta quinta (2) pelo hospital prestador. Um tripulante de 43 anos, da Colômbia, está em leito de enfermaria e outro, de 52 anos, de Honduras, está em UTI.

         A confirmação de Covid-19 nos tripulantes depende de resultado das amostras laboratoriais. A Secretaria de Saúde continuará monitorando a situação junto aos demais órgãos de vigilância dos governos federal e estadual, diante do total de mais 700 tripulantes em quarentena, sendo que 31 deles estão com sintomas de Covid-19. O Município já ressaltou à Autoridade Portuária e à Anvisa que busquem a internação dos tripulantes em São Paulo (Capital) – conforme a mesma decisão judicial, onde há maior disponibilidade de leitos hospitalares.

 

Números

Casos confirmados: 82

Casos suspeitos: 357

Total de pacientes internados: 82 (23 em UTIs)

Pacientes com alta hospitalar: 36

Casos descartados: 94

Óbitos confirmados: 4 (16 em investigação)

          A Prefeitura de Santos informa que essas informações referem-se a residentes na cidade.

 

Cubatão tem dois casos confirmados

            A Secretaria de Saúde de Cubatão informa que investiga a morte de um residente da cidade suspeito de ter contraído a COVID-19. A vítima, um homem de 61 anos com doença crônica, foi atendida na UPA do Jardim Casqueiro em 31 de março e estava internado em UTI do Hospital Guilherme Álvaro, em Santos, ontem, 1° de abril, quando faleceu. O óbito foi notificado pelo hospital nesta quinta-feira (2) para o Serviço de Vigilância Epidemiológica de Cubatão.

           O município tem 2 casos confirmados pelo novo coronavírus que aguardam a contraprova do Instituto Adolfo Lutz. Atualmente, o município tem 36 casos suspeitos da Covid-19, investigados e acompanhados pela Vigilância Epidemiológica. Vinte e oito pessoas prosseguem em isolamento domiciliar e oito estão internadas – 6 no Hospital Municipal em clínica médica e 2 em UTI.

Praia Grande investiga quatro óbitos

           A Prefeitura de Praia Grande informa que a cidade contabiliza nesta data, 5 casos confirmados ((2 óbitos - pacientes com comorbidades, sendo um renal grave e outro
cardiopata e ambos com exame positivo pra Covid-19) e 204 casos suspeitos, 98 pessoas seguem em isolamento domiciliar aguardando o
resultado dos exames; 29 pacientes internados em observação e 05 pacientes na UTI.

São Vicente tem quarto casos confirmados

            A Prefeitura de São Vicente informa que confirmou na tarde desta quinta-feira (2) o quarto caso de Covid-19 na Cidade. Trata-se de um homem, 42 anos, morador do Itararé. Após viagem a trabalho, ele retornou da Europa em 28 de março, quando iniciaram os sintomas (febre, tosse e dor no corpo). O resultado positivo se deu após realizar exame por conta própria, no Instituto de Análises Clínicas, em 30 de março. Os três outros casos registrados na Cidade são de mulheres, profissionais da saúde.Todos se encontram em isolamento domiciliar.

           O Município registra, até o momento, outros 96 casos suspeitos. Destes, 14 estão internados (9 em UTI), 05 óbitos estão sendo investigados e 13 casos foram descartados, com resultado do exame negativo para a doença. (Divulgação: Prefeituras de Santos, Cubatão, Praia Grande e São Vicente)