Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

São Vicente é cidade paulista com maior isolamento social

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2020-04-16 -23:36

São Vicente é cidade paulista com maior isolamento social

 São Vicente é cidade paulista com maior isolamento social durante período de quarentena. Segundo o Governo do Estado a conclusão foi possível a partir de dado calculado com base na movimentação de pessoas, por meio do sinal dos celulares.

A primeira cidade do Brasil teve o maior percentual de isolamento dentre os 645 municípios paulistas. Conforme mapeamento do Governo do Estado feito esta semana, 68% dos vicentinos aderiram ao isolamento como forma de prevenção. A média ficou em 59%. O cálculo do governo estadual é feito pela captação do sinal dos celulares para verificar o deslocamento de pessoas. A população vicentina atendeu à solicitação e entendeu a importância de permanecer em casa para se proteger do novo coronavírus.

Para alcançar uma grande parcela dos moradores, o poder público municipal contou com o uso das redes sociais, realizando lives diárias para manter todos atualizados. Por meio desses canais digitais, assim como a colaboração dos órgãos de imprensa, foi possível apresentar as medidas adotadas pela Prefeitura nas últimas semanas.

Dentre as ações promovidas para evitar aglomerações na Cidade e evitar a proliferação da covid-19, estão:

Criação de Comitê - Por meio do Decreto nº 5189-A, do dia 13, ficou estabelecido o Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus deverá observar decisões dos governos Federal e Estadual e do Condesb, para embasamento de futuras decisões.

Transporte - A Secretaria de Trânsito e Transportes (Setrans) realiza fiscalização nas entradas da Cidade principalmente nos finais de semana com o objetivo de evitar o chamado turismo de um dia. Durante a ação os motoristas são orientados sobre a necessidade do isolamento social. Essa orientação também é repassada para quem chega de outros municípios de fora da Baixada Santista, sendo que nesses casos, as equipes informam sobre as restrições adotadas, como interrupção dos serviços de hotéis, pousadas e afins; restrição às praias; fechamento do comércio; entre outros.

Comércio - A Secretaria de Comércio, Indústria e Negócios Portuários (Secinp) informa que, com base em decreto já publicado, todos os estabelecimentos essenciais receberam, por meio de comunicado, informação sobre as regras para funcionamento. Dentre as principais determinações estão o uso de máscaras e luvas, bem como a disponibilização de álcool em gel e local e material para higiene das mãos.  Para denúncias, o interessado pode entrar em contato com a Ouvidoria do Comércio, via WhatsApp, pelo número (13) 99119-0710.

Escolas - A Secretaria de Educação de São Vicente (Seduc) informa que, desde o dia 23 de março, as escolas e creches municipais estão fechadas, com suspensão das aulas. O recesso de meio de ano também foi antecipado.

Praias - Os agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) vêm trabalhando em diversos pontos da Cidade, inclusive nas praias. Neste espaço, a GCM faz abordagens, com orientações sobre a restrição total à faixa de areia, de acordo com o art 1º inciso 3º do decreto 5195 A de 19/03/2020. As ações são realizadas sempre visando a conscientizar o munícipe sobre a importância do isolamento social neste momento.

Paço Municipal - O Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC) – Atendimento via telefone e email. Serviços disponíveis no site www.saovicente.sp.gov.br, na aba “Serviços ao Cidadão”. Atendimento presencial, caso seja necessário, somente mediante agendamento. Os contribuintes têm à disposição o email cac@saovicente.sp.gov.br e o telefone (13) 3579-1317 (de segunda a sexta-feira das 10h às 16h). Departamento de Recursos Humanos – Apenas atendimento via telefone e email.

Posto bancário – Atendimento transferido para a agência da Rua João Ramalho.

Procon - Em linha com a Fundação Procon/SP, o atendimento presencial foi suspenso. Orientações devem ser obtidas pelos telefones (13) 3579-1302, (13) 3579-1304 e (13) 3579-1306. Atendimento via internet: consumidor.procon.sp.gov.br ou www.consumidor.gov.br.

Procuradoria Fiscal - Levantamento de débitos em dívida ativa ou para a celebração de acordo, os interessados podem efetuar as solicitações por meio do email procuradoriafiscal@saovicente.sp.gov.br. É necessário informar a inscrição cadastral para consulta de valores.

Ouvidoria - O atendimento presencial na Ouvidoria foi suspenso. As solicitações são feitas por meio dos telefones (13) 3579-1330 e (13) 3579-1331 ou pelo site http://www.saovicente.sp.gov.br/publico/

Assistência Social - Centros de Convivência da Melhor Idade estão fechados.

Meio Ambiente - A Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Animal (Semam) informa que o atendimento presencial ao público está temporariamente suspenso.

Para denúncias, dúvidas sobre fiscalização e orientação a respeito de licenciamento ambiental, fica disponível o WhatsApp (13) 99615-4295.

Sobre coleta seletiva, dúvidas e informações somente via WhatsApp (13) 99657-0889. Também fica disponível o telefone (13) 3569-2282, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h, ou mensagens pelo email atendimentosemam@gmail.com.

Hotéis - Proibição da entrada de hóspedes nos hotéis, pousadas e similares, com suspensão das atividades.

Rodoviária Municipal - Restrição total do funcionamento do Terminal Rodoviário, observadas as especialidades dos profissionais que atuam em serviços essenciais, como saúde e segurança.

Outras situações - Todos os equipamentos e atividades esportivas, culturais e de lazer foram suspensas por tempo indeterminado, com exceção dos serviços de Saúde, Segurança e Assistência Social (abrigos e restaurantes populares – Bom Prato).

-Eventos públicos foram cancelados, e os privados tiveram suas autorizações suspensas por tempo indeterminado.

-Funcionários da Prefeitura foram autorizados a trabalhar em home office, de acordo com a deliberação das chefias imediatas, avaliando a idade, doenças preexistentes e de acordo com a natureza do serviço. (Divulgação/PMSV)