Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

PG distribui informativos sobre Covid-19 e utilização de máscaras

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2020-04-17 -00:26

PG distribui informativos sobre Covid-19 e utilização de máscaras

Para realizar o cadastramento de visitantes que chegam à Cidade e orientá-los sobre a importância do atendimento às orientações dos órgãos de saúde para evitar a contaminação do Novo Coronavírus (Covid-19), a Prefeitura de Praia Grande está realizando diariamente abordagens de trânsito na Av.Ayrton Senna da Silva (Bairro Sítio do Campo) e Padre Manoel da Nóbrega (na altura do Bairro Ribeirópolis). E a partir desta sexta-feira (17) a ação ganhará novo reforço com a entrega de materiais informativos com dicas de saúde e de utilização de máscaras de proteção e sobre isolamento social.

Para a primeira etapa da ação foram confeccionados 10 mil folders. Os trabalhos contam com uma estratégia de horários alternados (a programação de ambos os locais não será divulgada para o público). As ações serão realizadas enquanto perdurar a emergência de saúde pública decorrente da transmissão da doença, inclusive nos finais de semana e feriados.

Esta fiscalização coloca em prática determinações que constam nos decretos estadual nº 64.881/2020 e municipais nº 6928 e 6929/2020. São medidas adicionais, de caráter emergencial, em complemento às ações temporárias de prevenção ao contágio e enfrentamento da pandemia. Outro aspecto destas ações é a possibilidade de analisar o perfil dos integrantes dos veículos que estão adentrando o Município. É possível colher informações como, por exemplo, destino, se há idosos entre os passageiros e o estado de saúde de cada um, entre outros detalhes.

Simultaneamente é realizado trabalho de conscientização de que o isolamento social deve ser feito no local onde a pessoa reside. Esta medida facilita o controle da propagação da pandemia. Não há qualquer proibição e é respeitado o direito de ir e vir, porém é solicitado o retorno para cidade de origem onde as pessoas possuem residência fixa. Caso queiram permanecer na Cidade é aconselhada a obediência às
determinações das autoridades de saúde.

Participam das ações de controle de acesso agentes das secretarias de Praia Grande de Trânsito (Setran), Urbanismo (Seurb), Saúde (Sesap), conjuntamente com Defesa Civil e Guarda Civil Municipal (GCM).

Campanha – Além disso, a Administração Municipal está intensificando campanhas educativas em seus veículos de comunicação oficiais e redes sociais, incentivando que os turistas adiem sua visita à Cidade durante este período de isolamento social. As ações visam mostrar a necessidade da quarentena e da estadia das pessoas em suas residências durante este período.

Dúvidas - Desde março, Praia Grande conta também com serviço exclusivo de atendimento por telefone para orientar a população em relação ao Coronavírus. Os telefones 162 e o 3496-2281 estão à disposição das 8h às 22h, diariamente. O atendimento está sendo realizado por equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros e outros profissionais do setor. (Divulgação/PMPG)