Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Cidades anunciam abertura gradual de serviços em maio

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2020-04-23 -00:45

          Cidades anunciam abertura gradual de serviços em maio

          O Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), que reúne os nove prefeitos da região, na nova reunião realizada por videoconferência na tarde de ontem (22), discutiu o plano para reabertura gradual de atividades comerciais nas cidades e definiu que será obrigatório o uso de máscaras nos municípios e seguirão as determinações do Estado, permitindo a abertura de negócios conforme decreto estadual em vigor, respeitando as peculiaridades das cidades.

         A reabertura gradual do comércio e serviços diversos, conforme determinou o governador do Estado, João Doria (PSDB), será gradual a partir de 11 de maio. De acordo com o governador, essa flexibilização do isolamento social devido ao coronavírus será feita em etapas, com autorizações específicas para cada região do estado, de acordo com o avanço da doença.

         Além disso, o presidente do Condesb e prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), divulgou que todos os hospitais privados e públicos deverão notificar a ocupação dos leitos de internação e de UTI a cada 24 horas para controle da ocupação dos leitos hospitalares e ter informações técnicas para traçar o avanço da Covid19. 

         Mais ainda, considerado por médicos como eficaz, o uso das máscaras de pano, para a redução da transmissão do vírus, as prefeituras vão editar decreto com a obrigatoriedade de uso desse equipamento, com prazo de adaptação.

        As reuniões com todos os prefeitos das nove cidades da região acontecem desde 16 de março e diversas medidas restritivas já foram adotadas. Entre elas, a restrição de acesso à faixa de areia da praia, fechamento de shoppings, comércio de rua, bares, restaurantes e casas noturnas e proibição da entrada de turistas nas cidades.

        Desobediência – Em Santos, apesar da restrição várias são os setores de serviços não essenciais que abrem suas portas diariamente, como pode ser observado em bairros diversos, da Zona Noroeste à Ponta da Praia, da mesma forma que as pessoas continuam fazendo suas caminhadas. Como a orla da praia conta com fiscalização tornando mais difícil a vida dos caminhantes, a maioria opta por vias como as avenidas Azevedo Sodré e Epitácio Pessoa. (Foto:Divulgação)