Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

A Cultura santista se despede de Mesquitinha

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2020-06-09 -00:30

                         A Cultura santista se despede de Mesquitinha

          A classe artística está de luto.

        Mesquitinha, como Alcides Mesquita, coordenador de Teatros de Santos, era carinhosamente chamado, faleceu na madrugada desta segunda-feira (8), entristecendo o mundo cultural da cidade e região.

        Funcionário da Secretaria de Cultura de Santos, ele tinha 59 anos e uma imensa alegria de viver. Impossível esquecer seu bom humor e o eterno sorriso estampado no rosto e o repertório de palavras de ânimo para quem dele, triste se aproximasse ou que mesmo distante, mas nessa situação, ele tomasse conhecimento.

       Ao longo dos anos não foram poucas as ligações, do nada,  no meio da tarde “apenas para saber como você está”, ou a exemplo de outros dois amigos queridos, Miguel Escandon (presidente da ONG Amigos da Água) e o poeta Horácio Gonçalves   “só para lhe dar bom dia. Tchau”.

       Mesquitinha vivia cultura diuturnamente e com certeza fará muita falta, especialmente por que esta ciência não faz parte do rol de prioridades do Brasil. Por isso, ele que trabalhou em diversas funções na área, tendo sido Produtor Executivo da Orquestra Sinfônica de Santos, Diretor do Projeto Guri, Assessor de Gabinete da Secretaria de Estado da Cultura e Produtor da Sala São Paulo, deixa uma imensa lacuna.

       Você Mesquitinha, que aos meus olhos vivia um eterno carnaval, um alvoroço contagiante, amante do balé, apaixonado por uma sinfônica, eterno enamorado das artes, até sambista você era, não perdeu a batalha para o câncer, apenas saiu de cena, de supetão, sem avisar, mas com certeza, na hora exata como estava no seu script. Quando a cortina fechou você, modesto como sempre não esperou os aplausos. Mesmo assim nos lhe aplaudimos muito e lhe agradecemos pelo espetáculo que foi conhece-lo.

        Seu brilho, seu sorriso não se apagarão.

           (Noemi Macedo) – Foto: Divulgação