Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Gapa distribui auto testes de HIV no Dia Mundial de luta contra a AIDS

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2021-11-30 -20:09

Gapa distribui auto testes de HIV no Dia Mundial de luta contra a AIDS

No Dia Mundial de Luta contra a Aids, 1º de dezembro (quarta), o Grupo de Apoio à Prevenção à Aids da Baixada Santista - Gapa/BS promoverá ação para celebrar a data, instituída como forma de despertar a necessidade da prevenção, promover o entendimento e incentivo à análise sobre a doença pela sociedade e órgãos públicos.

Nesse dia o Gapa vai distribuir gratuitamente autotestes de detecção do vírus HIV (do tipo colhido por fluido oral), das 9h30 às 12h, na sede da entidade, Av. Epitácio Pessoa, 278, Embaré, em Santos. Haverá também distribuição de preservativos, aferição de pressão e panfletagem com orientação sobre prevenção à doença.

Para marcar a data, haverá o lançamento do novo layout do site do Gapa, com informações gerais sobre a entidade, formas de prevenção, ações populares, oficinas de apoio a pacientes, serviço jurídico, de assistência social psicológica; além do bazar de roupas, calçados e utilitários para casa, cuja renda auxilia na manutenção da entidade. 

Fique Sabendo’ – Ainda no dia 1º, em continuidade à programação do Dezembro Vermelho, o Gapa participa do Fórum “Fique Sabendo”, que será realizado das 19 às 22h, no auditório da UNIP (Campus Rangel Pestana), em parceria com o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) da Prefeitura de Santos.

A parceria foi firmada entre a coordenadora do SAE, Christiane Porto, e a presidente do Gapa, Nanci Alonso. Em pauta – na programação que segue até o dia 7 – estão palestras, ações de testagem em diferentes pontos da Cidade, diagnóstico precoce e encaminhamento ao serviço de referência para tratamento.

Desafios – O fórum reunirá agentes da Secretaria Municipal de Saúde e profissionais ligados ao tema, com palestras sobre atualização de dados epidemiológicos em nível nacional, estadual e municipal, bem como os desafios pós-pandemia. A entrega de material do evento aos participantes será a partir das 18h, com a imediata verificação do passaporte de vacinação Covid (mínimo duas doses comprovadas). 

O tema de abertura – “Discussão sobre contexto epidemiológico do HIV e principais desafios pós-pandemia” – será abordado pelo infectologista Marcos Caseiro e outros convidados. Durante a programação serão disponibilizadas testagens para HIV e sífilis. Além do Gapa, o Fórum “Fique Sabendo” conta com o apoio da Deab, Programa Jovem Dr, Gsk, UNIP e Coform. O Gapa participará também com a distribuição de farto material informativo, material de apoio ao evento e a presença de sua equipe técnica para fortalecer e divulgar as orientações que serão transmitidas.

Crédito: Antonio Marques Fidalgo