Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Cubatão 73 anos – Abertura oficial das atividades de aniversário

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2022-04-04 -19:40

Cubatão 73 anos – Abertura oficial das atividades de aniversário

 A cidade de Cubatão completa 73 anos de emancipação político-administrativa em dia 9 de abril. No próximo dia 4, segunda-feira, haverá abertura oficial das atividades de aniversário com hasteamento das bandeiras e apresentação musical. Será a partir das 10h na UME João Ramalho (Av. Nove de Abril, 4000), na Vila Nova. Participam diversas autoridades do município.

O concerto musical será da Banda Marcial e Corpo Coreográfico. Intitulado “Concerto Geek”, a apresentação traz temas de filmes de ficção científica, desenhos e super-heróis, abordando todo o universo geek. Contará com regência do maestro Alexandre Felipe Gomes e coreografias de Jhully Batista. Confira, abaixo, a programação completa de aniversário, recheada de atividades artísticas, esportivas, religiosas em diversos bairros do município durante todo abril.

Mais sobre Cubatão – Localizada no sopé da Serra do Mar, de onde jesuítas, comerciantes, tropeiros, autoridades do reino tomavam fôlego para atingir o Planalto, Cubatão tornou-se essencialmente um lugar de passagem, obtendo assim um papel de destaque no cenário da Baixada Santista, do Estado de São Paulo e do Brasil. O Porto Geral de Cubatão teve a sua origem na primeira metade do século XVIII. Ao seu lado desenvolveu-se um povoado, por muito tempo conhecido por essa denominação. Era ali que as cargas e mercadorias trocavam as balsas que vinham do porto pelo lombo das mulas que formavam as tropas que subiam a Serra do Mar.

Por pouco tempo (1833-1841) o povoado esteve elevado à categoria de município, período após o qual foi anexado a Santos, mantendo-se praticamente estagnado até a década de 1920, quando surgiram as obras da Usina da Light e da Companhia Santista de Papel. Após 1940, houve a construção da Via Anchieta, culminando com a implantação da Refinaria Presidente Bernardes, inaugurada em 1955, e da Companhia Siderúrgica Paulista, a Cosipa (atual Usiminas), em 1959. A emancipação político-administrativa da cidade ocorreu em 9 de abril de 1949.

Com o passar dos anos, a Cubatão foi se transformando, ganhando indústrias, fruto do desenvolvimento industrial paulistano e paulista, bem como dos investimentos federais. Nenhum plano orientou a instalação do parque industrial cubatense, porém. As fábricas foram se localizando ao sabor das vantagens imobiliárias ou pré-requisitos necessários às suas operações (perto ou longe de um núcleo urbano, a favor ou contra as correntes de vento, perto ou longe de cursos d’água, etc) e, no decorrer dos anos, começaram a surgir sérios problemas ambientais, com a poluição do ar, água e solo do Município.

Dezoito das atuais 24 indústrias que formam o Pólo de Cubatão foram implantadas no período de 1955 a 1975. Duas dessas indústrias, Ultrafértil e Cosipa, possuem terminais portuários, onde recebem matérias-primas e embarcam seus produtos acabados. Além da geração de empregos, a concentração industrial de Cubatão trouxe resultados importantes do ponto de vista financeiro e do fortalecimento da capacidade tributária municipal. A base de sustentação do Município é, portanto, a arrecadação do ICMS, ficando o IPTU, o ISS e outros tributos diretos em segundo plano, se comparado com o quadro dos demais municípios da Baixada Santista.

 

PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO DE CUBATÃO

4 de ABRIL – segunda-feira

10 horas – Solenidade de abertura e “Concerto Geek” com a Banda Marcial de Cubatão e Corpo Coreográfico

Local: UME João Ramalho – Avenida Nove de Abril, 4.000 – Vila Nova

 

De 4 a 30/Abril – Exposição “Desfilando a Memória” – registro fotográfico dos desfiles cívicos ocorridos na Avenida 9 de Abril a partir de 1967

Local: em frente à Biblioteca Municipal – Av. Nove de Abril, 1977 – Centro

 

6 de ABRIL  – quinta-feira

9h às 11h -14h às 16h – 19h às 21h – Dia Mundial da Atividade Física (Agita SP)

Local: Parque Anilinas

Avenida Nove de Abril, s/nº – Centro

 

7 de ABRIL  – quinta-feira

19 horas – Sessão Solene em Comemoração ao 73º Aniversário de Cubatão

Local: Plenário da Câmara Municipal de Cubatão

Praça dos Emancipadores, s/nº – Centro

 

8 a 10 de ABRIL – sexta, sábado e domingo

9º Torneio de Tranca de Ouro do Cici

Local: Esquina das Ruas Rio de Janeiro e Primeiro de Maio, na Vila Nova

 

9 de ABRIL – sábado

9 horas – Missa de Ação de Graças pelo Aniversário da Cidade

Local: Paróquia Nossa Senhora da Lapa

Avenida Nove de Abril, 1947 – Centro

 

A partir das 10 horas – Grande Festa da Cidadania em comemoração aos 73 anos de Emancipação Político-Administrativa

Local: Esplanada do Paço Municipal – Praça dos Emancipadores, s/nº – Centro

 

Projeto Teatro Móvel Solar- dança, teatro, música, entre outros

15h30 – Teatro”Sessão Solene”

17h – Artistas da cidade

18h30 – Exibição de vídeos

19h – Teatro “Caixola de Histórias”

Local: Rua Salgado Filho (em frente ao CSU – Centro Social Urbano) – Jardim Costa e Silva

 

15 de ABRIL – sexta-feira

A partir das 19 horas – 52ª Encenação da Paixão de Cristo

Local: Centro Social Urbano – CSU – Rua Marli Alves Pereira, s/nº – Jardim Costa e Silva

 

23 e 24 de ABRIL – sábado e domingo

Das 10h às 12h – Walking Tour Experience

Local: Parque Anilinas – Avenida Nove de Abril, s/nº – Centro

 

24 de ABRIL – domingo

Das 12h às 19h – Feira Geek – evento que reúne fãs de HQ, filmes, séries, games e cultura pop com atrações como campeonato de games, concurso cosplay, concurso de desenhos, exposição de bonecos, workshops, etc.

Local: Estação das Artes – Avenida Nove de Abril, 2800 – Vila Nova

Crédito: PMC - Secretaria de Comunicação Social Departamento de Imprensa