Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Jornalista de São Vicente lança livro 'Entrevista com Macunaíma' em 16 de abril

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2022-04-04 -20:06

 Jornalista de São Vicente lança livro 'Entrevista com Macunaíma' em 16 de abril

O jornalista e professor Renato Pirauá lança no dia 16 de abril o livro "Entrevista com Macunaíma" (80 páginas - Editora Lux), no Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente (IHG-SV). Este é o primeiro romance do autor, que fará uma tarde de autógrafos a partir das 16 horas, nas dependências do Instituto (Rua Frei Gaspar, 280 - Centro), com coquetel e exposição de peças relacionadas à obra.
 
Com prólogo de Felipe Chiarello, o livro apresenta o encontro de dois homens completamente diferentes: Fernando Renard e Mair Curumim. De um lado, um jovem jornalista premiado nacionalmente; e do outro um ancião, simples e sem estudo.
 
Em meio à coleta de informações para uma matéria especial, o repórter viaja ao estado de Sergipe para entrevistar o ex-cangaceiro. Seu Mair faz revelações surpreendentes, envolvendo dois anti-heróis do século XX, Lampião e Macunaíma, personagens que carregam a brasilidade de um país permeado desde sempre pela miséria, e que clama por justiça – muitas vezes confundida com vingança – e igualdade.
 
Se o destino providenciasse que os caminhos desses dois vultos se cruzassem, certamente ambos teriam muito a ensinar e a aprender um com o outro. 
 
Uma boa opção para os amantes da literatura brasileira, com uma leitura envolvente, fácil e com um final surpreendente.
 
O AUTOR - Renato Pirauá nasceu em Santos (SP), mas além de santista, considera-se também “calunga”, uma vez que sempre morou em São Vicente – a Primeira Cidade do Brasil. É casado com Luciana Cristina, com quem teve dois filhos: Henrique e Héctor.
Como jornalista, acumula 29 anos de profissão. Passou pelos jornais Diário Popular, Diário de S. Paulo e Jornal da Tarde; pela TV Record Litoral; pela Rádio Cultura de Santos, e pelas assessorias de imprensa das cidades de Santos e São Vicente.
É formado em Comunicação Social, Letras e Ciências Sociais, e pós-graduado em Docência e Pesquisa para o Ensino Superior.
Entrevista com Macunaíma (A lenda além do caráter) é seu primeiro romance publicado, em uma homenagem ao centenário do Movimento Modernista no Brasil.