Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Livro “Entrevista com Macunaíma” é boa dica para o Dia das Mães

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2022-05-03 -21:24

Livro “Entrevista com Macunaíma” é boa dica para o Dia das Mães

 Para quem ainda não definiu o presente de Dia das Mães, o livro “Entrevista com Macunaíma - A lenda além do caráter” pode ser uma boa opção para as mamães que apreciam uma leitura leve, rápida e envolvente.

Em seu primeiro romance publicado, o jornalista e professor santista Renato Pirauá realiza na sexta-feira (6) uma noite de autógrafos, na Livraria Realejo (Av. Marechal Deodoro, 2 – Gonzaga, em Santos). Das 18h30 às 20 horas, o público poderá adquirir a obra e apreciar boa música ao vivo no local.

Com prólogo do professor da Universidade Mackenzie, Felipe Chiarello, o livro apresenta o encontro de dois homens completamente diferentes: Fernando Renard e Mair Curumim. De um lado, um jovem jornalista premiado nacionalmente; e do outro um ancião, simples e sem estudo.

A história se passa em Sergipe, onde Renard entrevista o ex-cangaceiro para uma matéria especial. As revelações de Mair são surpreendentes, reunindo dois anti-heróis do século XX: Lampião e Macunaíma, personagens que carregam a brasilidade de um país permeado desde sempre pela miséria, e que clama por justiça – muitas vezes confundida com vingança – e igualdade.

Se os caminhos desses dois vultos se cruzassem, certamente ambos teriam muito a ensinar e a aprender um com o outro.

 

O AUTOR - Renato Pirauá nasceu em Santos (SP), mas além de santista, considera-se também “calunga”, uma vez que sempre morou em São Vicente – a Primeira Cidade do Brasil. É casado com Luciana Cristina, com quem teve dois filhos: Henrique e Héctor.

Como jornalista, acumula 29 anos de profissão. Passou pelos jornais Diário Popular, Diário de S. Paulo e Jornal da Tarde; pela TV Record Litoral; pela Rádio Cultura de Santos, e pelas assessorias de imprensa das cidades de Santos e São Vicente.

É formado em Comunicação Social, Letras e Ciências Sociais, e pós-graduado em Docência e Pesquisa para o Ensino Superior.

“Entrevista com Macunaíma – A lenda além do caráter” é o primeiro romance publicado do autor, em uma homenagem ao centenário do Movimento Modernista no Brasil.

Crédito e Fotos: Renato Pirauá