Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Hospital do Vicentino vira realidade e é entregue à população nesta sexta-feira

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2022-06-10 -11:10

Hospital do Vicentino vira realidade e é entregue à população nesta sexta-feira

 O prefeito Kayo Amado inaugurou na manhã desta sexta-feira (10) o Hospital do Vicentino. A nova unidade inicia imediatamente suas atividades, recebendo gradativamente os pacientes internados nas alas de pediatria, clínica médica feminina e masculina, clínica cirúrgica e UTI do Crei. O Hospital do Vicentino passa a ser referência na Cidade e fica na Avenida Minas Gerais, 19, na Vila São Jorge.

O novo equipamento tem 3.073,72 m² e vai contar com 1.241,40m² de área construída no andar térreo. No prédio anexo, que vai compor o Complexo de Saúde e deverá ser entregue até o fim deste ano, estão previstos mais dois andares, além do térreo: 1.291,43m² de construção no primeiro andar e 1.335,00m² no segundo andar. Neste anexo, serão acomodados serviços da diretoria de Atenção Especializada.

Nesta primeira fase do Novo Complexo de Saúde, a Secretaria da Saúde (Sesau) entrega 67 leitos para internação, com camas motorizadas, com sistema de elevação, mobiliário novo e moderno, ambientes climatizados, acomodação para acompanhantes, sistema de monitoramento, com câmeras espalhadas por todo o prédio, e muito mais espaço e conforto para pacientes e funcionários.

O prefeito Kayo Amado destaca que o momento representa um marco para São Vicente. "Hoje o atendimento em Saúde da nossa população começa, de fato, a mudar. Tivemos um início de governo difícil, com muitas dívidas e, com muito esforço, estamos entregando o Hospital do Vicentino que, com certeza, salvará muitas vidas e acolherá os nossos munícipes da forma como eles merecem. Chega de Crei, que em breve será demolido, e de tantas histórias tristes que a gente conhece daquele equipamento ultrapassado. Podemos dizer que hoje começamos a colocar um ponto final nestas histórias, iniciando uma nova página para a Saúde de São Vicente."

Para Michelle Santos, secretária de Saúde, a entrega do equipamento é a realização de um sonho, que com muito trabalho e empenho, se tornou realidade. “Nós conseguimos, com muito esforço, persistência e resiliência, entregar para a população vicentina um equipamento digno, um hospital de verdade, todo novinho e com equipamentos de ponta, que vai proporcionar aos nossos munícipes o acolhimento que eles merecem. Todo o esforço valeu a pena! O Hospital do Vicentino está lindo e tem todos os recursos para receber nossos pacientes”, declara.

O novo local oferece 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), um leito para estabilização, 12 leitos de clínica cirúrgica, 35 leitos de clínica médica (dois leitos para isolamento) e nove leitos para a pediatria (um de isolamento).

Entre os serviços oferecidos, o Hospital do Vicentino conta com enfermarias, centro cirúrgico, UTI, pediatria, exames diagnósticos (tomografia, endoscopia, raio-X, ultrassonografia, ecocardiograma, laboratório), agência transfusional, Central de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), imobilização ortopédica, Núcleo de Regulação, Núcleo de Vigilância Sanitária, Educação Permanente, pré-anestésico, vacina, administração hospitalar e serviço social.

O Hospital do Vicentino atenderá somente pacientes encaminhados do Crei e das unidades de Pronto Atendimento Parque das Bandeiras e Humaitá.

Além dos espaços para cada serviço e especialidade, o hospital conta, ainda, com sala de monitoramento (em parceria com a Guarda Civil Municipal, que vai acompanhar as imagens das câmeras de segurança em tempo real); sanitários femininos, masculinos, para funcionários e pessoas com deficiência; vestiários para os trabalhadores do local; espaço ecumênico; expurgo; engenharia clínica; depósito para equipamentos; almoxarifado; farmácia; morgue e supervisão de enfermagem.

Mais de 200 profissionais vão atuar na unidade, entre médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, auxiliares de limpeza, técnicos de manutenção, e auxiliares administrativos.

Crei – O Centro de Referência em Emergência e Internação (Crei) será, aos poucos, desativado e, posteriormente, demolido, para dar lugar ao Novo Pronto-Socorro Central de São Vicente, que será construído com investimento do Governo do Estado.

Todos os pacientes internados serão transferidos para o Hospital do Vicentino. O Pronto-Socorro, que atende urgências e emergências, passará a funcionar, em breve, em outro local, temporariamente, até que o novo PS esteja pronto. Todas as mudanças fazem parte do Programa Nova Saúde São Vicente.

Inauguração

A cerimônia de inauguração do Hospital do Vicentino foi marcada por alegria e emoção de toda a equipe envolvida. A programação começou com uma visita guiada nas obras do prédio anexo de três andares, que será inaugurado até o fim do ano e vai integrar o complexo de saúde.

A secretária de Saúde Michelle Santos fez questão de citar o nome de todos os profissionais de saúde que trabalharam arduamente para que este diaApós o discurso do prefeito Kayo Amado, foi descerrada a placa e cortada a fita da entrada principal. Uma apresentação sobre os detalhes do novo hospital foi exibida e os veículos de imprensa e autoridades puderam conhecer as dependências hospitalares.

O momento mais aguardado foi a transferência da primeira paciente do Crei para o Hospital do Vicentino. Mais três munícipes foram encaminhados e passarão a receber o tratamento necessário com novos equipamentos e infraestrutura adequada.

Além do prefeito Kayo Amado e da secretária de Saúde, Michelle Santos, também estiveram presentes a vice-prefeita Sandra Conti, a deputada federal Renata Abreu, o deputado estadual Paulo Corrêa Júnior, a diretora regional do DRS IV - Baixada Santista Paula Covas, os secretários municipais, o presidente da câmara professor Thiago Alexandre e demais vereadores, Jailton Jatobá, Benevan de Souza, Jefferson Cezarolli e Rodrigo Digão.

Crédito e Fotos: PMSV - SEICOM