Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Parque Ecológico Voturuá reabre as portas à preservação ambiental

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2012-06-02 -06:11

Parque Ecológico Voturuá reabre as portas à preservação ambiental

Após dois anos fechado para reforma, o Parque Ecológico Voturuá reabriu suas portas, nesta sexta-feira (1/6), em grande estilo, pois agora, além das várias mudanças para melhor acomodação dos animais e exposição da flora, ostenta o título de Zoológico Municipal.

Pode-se dizer que toda São Vicente estava lá. Afinal tinha gente de todas as regiões da cidade. Políticos municipais, todos, e todos ansiosos para ver os moradores do ZOO, especialmente o hipopótamo Ramon (para os funcionários) e Popô para a criançada; a onça, o leão, os macacos (estes, entusiasmadíssimos diante do grande número de visitantes), as araras e outras aves.

Não foi preciso muito esforço para notar as mudanças, como a ampliação da estrutura do prédio administrativo que abriga dois novos laboratórios, salas de recuperação, e para atendimento médico-veterinário, espaços que ampliam o desenvolvimento das especialidades de Biologia, Medicina Veterinária, Educação Ambiental, Quarentenário (local onde os animais ficam logo que chegam ao Parque), Extra (recintos ambientados onde ficam os animais excedentes até serem destinados) e Biotério (onde são criadas presas vivas).

Graças a uma parceria da Prefeitura com o Zoológico de São Paulo e a Agem (Agência Metropolitana da Baixada Santista), o parque conta com diversos equipamentos novos, inclusive para procedimentos cirúrgicos

Durante a cerimônia de reabertura, as autoridades falaram sobre as dificuldades enfrentadas até hoje para que o Parque se tornasse modelo de preservação ambiental. O prefeito Tércio Garcia relembrou todo o esforço feito durante anos para transformar o antigo Horto Florestal, onde funcionou uma pedreira.

O parque que foi equipado com área de playground para as crianças e Posto de Informações Turísticas (PIT), atendeu a uma série de exigência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para ser reconhecido como zoológico.   

Além de um maior conforto para os animais, eles também não precisarão mais sair do Parque para tratamentos médicos. Segundo a bióloga e coordenadora de educação ambiental, Carla Cerqueira, o local ganhou equipamentos e melhores condições de trabalho; o Centro de Zoologia equipado com salas de veterinária, onde será possível a realização de cirurgias, tanto em animais de pequeno porte quanto nos maiores é um referencial.”

O secretário de Estado do Turismo, Márcio França, deputado federal licenciado, e ex-prefeito de São Vicente, destacou que todas as melhorias só foram possíveis com as diversas parcerias, entre elas, Prefeitura e o Governo do Estado: “A união das pessoas e dos partidos colaboraram para que tudo desse certo. Hoje é um grande marco para a cidade”.

O Parque que conta com 150 animais de 24 espécies, após a cerimônia de abertura, recebeu a visita de milhares de pessoas, entre elas, alunos das EMEIs Edmundo Capellari e Antônio Fernando dos Reis, ambas do bairro Voturuá. O local funciona de terça a domingo das 9 às 17 horas e dispõe de uma área nivelada para estacionamento. O Parque fica na Av. Juiz de Fora s/nº, com entrada também, pela Av. Anita Costa s/nº, Vila Voturuá. A entrada é gratuita.

(Fotos: Márcio Pinheiro/PMSV)