Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Já em funcionamento o sistema de bicicletas públicas

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2012-12-01 -16:02

Já em funcionamento o sistema de bicicletas públicas

Inaugurado na noite de quinta-feira (29), no Canal 2, o sistema Bike Santos, locação gratuita de bicicletas que permite aos usuários, previamente cadastrados, o uso do veículo por 30 minutos, tem tudo para agradar munícipes e turistas.

O projeto terá um número de bicicletas e estações maior que o projetado. Ao invés de 100 bicicletas, agora serão 300; e ao invés de 10 estações para retirada ou devolução dos veículos, serão 30. A ampliação representa grande benefício para o usuário do sistema, que poderá utilizar a bicicleta para um deslocamento maior. Isso porque os locais onde as estações serão implantadas não se limitarão à orla e aos centros comerciais do Gonzaga e Aparecida, como previsto anteriormente.

A operação do sistema é diária, das 6h às 22h para retirada da bicicleta e até as 24h para devolução. A utilização da bike será permitida pelo tempo máximo contínuo de 30 minutos e sua devolução poderá ser feita em qualquer uma das estações. Após 15 minutos, o usuário poderá novamente retirar outra bicicleta, seguindo as mesmas as regras.

Nesta primeira fase o sistema de locação gratuita funciona com 150 bikes disponíveis à população (10 por posto de retirada e entrega).

As 15 estações são: canal 2 x orla, emissário submarino, canal 3/Concha Acústica, Aquário, Ferry-boat (duas estações), orla x canal 4 (Praça Santo Antônio do Embaré), Rua Francisco Hayden (próximo ao Clube Internacional de Regatas), Av. Pinheiro Machado x Rua Moura Ribeiro, Av. Francisco Glicério x canal 2, Av. Ana Costa x Av. Francisco Glicério, Sesc (Rua Vergueiro Steidel),  Rua Lobo Viana (em frente à Universidade Santa Cecília) e Praça Rebouças.  Ainda nessa fase, a av. Ana Costa receberá uma estação após o término da reurbanização do trecho entre praia e praça da Independência.

A empresa Serttel Ltda, foi a vencedora do chamamento público realizado pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), responsável pela instalação das estações em cinco pontos da orla: emissário submarino, canal 2, canal 3, Aquário e Ferry-boat. Outras 15 estações serão disponibilizadas em dois meses. A Prefeitura informou que os custos são cobertos pela empresa com recursos próprios, ou através de patrocínio que ela mesma capte no mercado. A Serttel gerencia sistemas semelhantes de bikes públicas em São Paulo/SP, Sorocaba/SP, Rio de Janeiro/RJ e Porto Alegre/RS. 
O cadastramento dos interessados será iniciado com alguns dias de antecedência.

Os interessados podem se cadastrar através do site www.movesamba.com/bikesantos, mediante caução de R$ 10,00. No momento do cadastro, o interessado preencherá um formulário, fornecerá número de um cartão de crédito do qual será extraído o valor da caução. Este valor será devolvido ao final do uso da bicicleta. Caso seja registrado atraso (30 minutos) na devolução do veículo, será deduzido desse valor, R$ 5,00.

(Fotos: Divulgação)