Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Prefeitura inaugura equipamento de saúde e homenageia David Capistrano

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2012-12-28 -23:33

 Prefeitura inaugura equipamento de saúde e homenageia David Capistrano

A Prefeitura de Santos entregou na manhã desta sexta-feira (28), o Centro Integrado de Acesso e Regulação em Saúde Dr. David Capistrano Filho, na Rua Barão de Paranapiacaba, 241, bairro Encruzilhada.

No local onde já estava em funcionamento o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência), agora reúne todos os setores do Departamento de Regulação do Sistema e Acesso – Saúde, que engloba Controle de Vagas Hospitalares e Agendamento de Consultas e Exames e Regulação, Auditoria,  Avaliação e Controle e de Contratualização e Convênios, além de Atendimento Domiciliar da Atenção Pré-Hospitalar e Hospitalar.

O Centro Integrado recebeu o nome de David Capistrano Filho, ex-prefeito de Santos (1993-1996) e ex-secretário municipal de Saúde (1989-1992), responsável pela implantação do SUS (Sistema Único de Saúde) na cidade e pela criação das policlínicas, hoje denominadas unidades básicas. Capistrano falece em 10 de novembro de 2000.  

“A política de saúde que David Capistrano implantou em Santos frutificou pelo país e graças a ele hoje a cidade conta com uma estrutura invejável na área. A tônica da sua luta sempre foi acesso universal à saúde e, para isso, é preciso a retaguarda de tecnologia e de equipes de inteligência”, disse o prefeito João Paulo Tavares Papa em uma das últimas solenidades de sua administração.

Na solenidade que contou com a presença de Adélia Benetti, um dos quatro filhos de David Capistrano, a secretária municipal de Saúde, Maria Ligia Lyra Pereira, anunciou que a cidade receberá recursos do Ministério da Saúde para custeio do complexo regulador.

Esta foi a primeira homenagem da cidade ao médico sanitarista e ex-prefeito David Capistrano, homenageado nos estados do Rio de Janeiro e em Minas Gerais, por ter sido pioneiro na defesa das casas de partos. Motivo de homenagem também no exterior.

(Fotos: Francisco Arrais/PMS)