Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Cesinha quer interferir no plano diretor por uma cidade sustentável

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2013-02-07 -19:13

Cesinha quer interferir no plano diretor por uma cidade sustentável

O vereador César Ferreira, o Cesinha (PP), se reuniu com organizações ambientais e representantes da sociedade civil organizada para definir propostas a serem integradas na criação do Plano Diretor do Município de Itanhaém.

O encontro, segundo Cesinha é de vital importância porque o objetivo é “Estabelecer uma pauta de reivindicações entre as entidades que atuam nas áreas ambiental, social e cultural. Vamos interferir no processo de criação do Plano Diretor através do nosso mandato para que esta pauta seja aplicada e a cidade possa se desenvolver de forma sustentável” declarou.   

No encontro, o presidente do Instituto Ernesto Zwarg, Itamar Zwarg, sugeriu que as pastas de Planejamento e Meio Ambiente seja integrada à Secretaria Municipal de Turismo como forma de geração de emprego ambiental, criação de parques, entre inúmeras atividades de valorização do comércio e turismo sustentáveis.

Dentre as principais propostas levantadas e discutidas, na reunião desta quarta-feira (6), estão a verticalização, royalties, Município Verde Azul - ICMS Verde, Guarda Municipal Ambiental, Fiscalização do Rio Itanhaém e Áreas Verdes, Zona de Processamento de Exportação – ZEP, Redes de Pescas Irregulares, Resgate de Animais Marinhos. Outros pontos discutidos foram à criação do Parque Ecológico IEZ, a retirada das redes de esgoto das praias, implementação da Coleta Seletiva, não impermeabilização do solo, drenagem urbana, interação entre as sociedades civis organizadas, e o combate a desigualdade social. (Fotos: Divulgação)