Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Lançamento do livro “José Bonifácio” inicia as homenagens ao Patriarca

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2013-03-20 -16:47

Lançamento do livro  “José Bonifácio” inicia as homenagens ao  Patriarca

Logo mais às 17h, no Salão Nobre da Prefeitura de Santos, acontece o lançamento do livro “José Bonifácio”, da professora e historiadora Miriam Dolhnokoff, dando início  às comemorações aos 250 anos de nascimento do Patriarca da Independência, José Bonifácio de Andrada e Silva.

Na obra editada pela Companhia das Letras, a historiadora Miriam Dolhnokoff, mostra um José Bonifácio além do advogado, cientista, estadista, poeta e revolucionário. Mais que um homem à frente de seu tempo, José Bonifácio, na pesquisa da autora, um herói nacional que não lutou apenas pela independência do Brasil, mas de outros povos, seja pela influência ou pelo combate.

Santos-Capital – Desde 2006, a partir de decreto 50.499, de 26 de janeiro, assinado pelo governador Geraldo Alckmin, Santos, se transforma a cada 13 de junho (data de nascimento do Patriarca) em capital do Estado. Esse decreto, no entanto, foi cumprido apenas uma vez, no ano em que foi assinado. Neste ano, quando se comemora os 250 anos de nascimento do homenageado, o governador Alckmin, deixou clara a intenção de cumprir o decreto, instalando em Santos, na quinta-feira, 13 de junho (chova ou faça sol), a capital de São Paulo. Na ocasião, acompanhado de seu secretariado se instalará na cidade de onde governará o Estado.

Na semana passada, a presidente da Fundação Arquivo e Memória de Santos, professora Vera Raphaelli, em audiência com o governador, tratou do assunto e saiu do Palácio dos Bandeirantes, muito feliz com a receptividade e aceitação de Alclmin ao convite

A programação festiva em homenagem a José Bonifácio é organizada pela Comissão José Bonifácio, coordenada pela Fams, que já desenvolveu um calendário de eventos como exposições fotográficas, mostra de filmes, peças teatrais e concurso universitário de cartazes.

.