Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Prefeitura de Santos anuncia investimentos nos morros

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2013-04-30 -00:45

Prefeitura de Santos anuncia investimentos nos morros

Foi publicado nesta terça-feira (30), o decreto que aprova a regularização fundiária de aproximadamente sete mil metros quadrados no Nova Cintra 2, onde residem cerca de 60 famílias. A publicação está no Diário Oficial de Santos.

A publicação tinha sido anunciada pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) durante a terceira etapa do Programa “Viva o Bairro”, realizado no último domingo (28), quando o evento se destinou aos morros Santa Maria, vilas Progresso, Vitória e Lindóia.

Moradores e lideranças de bairros lotaram o pátio da Escola Municipal Terezinha de Jesus Siqueira Pimentel, a quem o prefeito anunciou que os morros de Santos serão contemplados com investimentos nas mais diversas áreas, como saúde, educação, transporte e infraestrutura.

Entre os primeiros anúncios que arrancaram aplausos da comunidade estão a implementação do sistema de teleférico interligando Nova Cintra, São Bento, Vila Progresso e Jabaquara, num investimento de R$ 50 milhões; revisão de todo itinerário do transporte público para adoção  do modelo bilhete único;  e a regularização de área no Nova Cintra 2.

Os principais projetos anunciados para esses morros são: Santa Maria - Construção de nova unidade de saúde e centro de convivência, na rua 1 e interligação do morro com o bairro Chico de Paula; Vila Progresso - construção de centro esportivo e cultural, na rua 3,reurbanização das escadarias e ruas 1, 2, 6 e 8  e ampliação da escola municipal Terezinha de Jesus Siqueira Pimentel, com novo prédio anexo e quadra esportiva suspensa; Vila Lindoia - construção de escadaria e muro de arrimo, na rua São Roque com a Edésio e obras de drenagem nas ruas A, B e C.

“Viva o Bairro” - O programa com a participação do prefeito e de seu secretariado é a oportunidade da comunidade reivindicar serviços e melhorias. É também, momento de prestação de contas e anúncios de planos de ações por parte da Prefeitura.

Os bairros de toda a cidade foram divididos em cinco grupos, além da área continental. Cada grupo passa por três fases de trabalho, sob coordenação da Ouvidoria. São pelo menos 40 encontros. Inicialmente o prefeito ouve as reivindicações, na sequência retorna com sua equipe para conferir junto com os moradores, o resultado do mutirão de melhorias e análise das solicitações.

No mesmo dia da  realização do programa com a presença dos representantes da Prefeitura, acontece o evento “Cidade Cidadã” com atividades culturais, de lazer, serviços de saúde e do Poupatempo, como expedição de documentos e acesso gratuito à internet.

Programação – No mês de maio o “Viva o Bairro” atende os bairros Macuco, Encruzilhada e Estuário, no dia 4 com o evento Cidade Cidadã, e no dia 11, Vila Nova e Paquetá.  O programa “Viva o Bairro” e toda sua estrutura, no dia 18, atenderá os bairros Chico de Paula, Saboó e Vila Haddad e no dia 25, os bairros Jabaquara, Marapé, Campo grande e Vila Belmiro. (Fotos: Divulgação)