Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Movimentador decide campanha de data-base

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2013-05-09 -00:13

Movimentador decide campanha de data-base

O Sintrammar - Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral e dos Arrumadores de Santos e região tem assembleia de campanha salarial nesta quinta-feira (9).

Na última assembleia, em 11 de abril (foto), pela terceira vez, os movimentadores rejeitaram contraproposta para convenção e acordos coletivos de trabalho na data-base de março.

A assembleia recusou reajuste salarial de 7% para toda a categoria, mais 20% nos serviços avulsos de açúcar. Em 18 de março, os movimentadores já tinham recusado 6,77% mais 17,5%.

Depois disso, o sindicato teve duas reuniões com os empregadores, uma na gerência local do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). E outra no Ministério Público do Trabalho (MPT)

No MPT, as empresas mantiveram a proposta de salarial de 7%, mas aumentaram em 3% o reajuste nos principais trabalhos com açúcar, com 31.61% sobre três itens. Os procuradores do MPT concordaram.

O Sintrammar negocia com os sindicatos de armazéns gerais, comércio varejista e associação dos terminais de contêineres. A proposta rejeitada retirava os diaristas para abertura e fechamento de tampas de caminhões.

Segundo o presidente do Sintrammar, Francisco Erivan Pereira, o documento patronal revogava taxas nos serviços de carga empedrada, bagunçada e de difícil movimentação. Os trabalhadores preferem manter os postos e adicionais de trabalho.

Nesse caso, eles abdicam da reivindicação de 37%, em troca de apenas 20% de correção salarial, somada a recuperação inflacionária e o aumento real.

Além de unificação das taxas em diferentes trabalhos, com média pela tonelagem, os movimentadores querem adicional para abertura e fechamento de caminhões.

Esse serviço, segundo Erivan, ocupa cerca de 200 homens, diariamente, nos terminais de Santos, Cubatão e Guarujá. A campanha salarial envolve 20 mil pessoas.

A assembleia desta quinta-feira será às 19h, no salão de festas do Sindicato dos Empregados na Administração Portuária (Sindaport), na Rua Júlio Conceição, 133. (Texto e foto: Paulo Passos)