Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

CET monitora e trânsito flui na divisa

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2013-05-15 -01:17

CET monitora e trânsito flui na divisa

A operação implementada pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos) na segunda-feira (13) deu maior fluidez ao trânsito na divisa Santos/São Vicente por onde transitam entre 30 e 35 mil veículos por dia em cada sentido.

 A Av. Presidente Wilson nesse trecho (divisa) forma um dos maiores gargalos viários da cidade. Um dos fatores que contribui para tornar o trânsito moroso nas primeiras horas da manhã, na divisa, é a redução da quantidade de faixas de rolamento – em São Vicente há quatro, enquanto que em Santos há três.

De acordo com a CET a situação será aliviada com a retirada da ciclovia (desativada) do canteiro central (outra foi construída em paralelo, entre os prédios e a faixa arenosa), criando uma quarta faixa no leito santista

 A operação iniciada há dois dias conta com cinco agentes da empresa – quatro em postos fixos e um com viatura – que passam a monitorar diariamente o trecho no sentido São Vicente/Santos, das 7h às 9h, agilizando a passagem de veículos entre a divisa e a alameda Rivaldo Justo. O resultado do primeiro dia foi positivo, não havendo lentidão durante a operação. No final da tarde, a ação foi realizada no trecho de São Vicente, com os operadores do município vizinho.

 A estratégia foi comunicada pelo presidente da CET, Antônio Carlos Silva Gonçalves, ao secretário de Transportes de São Vicente, Raimundo dos Santos Oliveira, em reunião realizada na semana passada, ocasião em que o secretário de trânsito de São Vicente, Raimundo Oliveira disse que naquele município também seriam colocados agentes na área da divisa para agilizar a conversão de vans.

Novas medidas - A próxima medida da CET, ainda para este ano, será a adoção de semáforos em tempo real nas avenidas da orla, entre a divisa e a R. Alexandre Martins. São equipamentos que detectam o número de veículos que passam pelo cruzamento e calculam o tempo necessário de abertura para dar a preferência à via mais movimentada. (Foto: Secor/PMS)