Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Ministro e prefeito de Santos discutem acessibilidade do porto

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2013-05-22 -15:56

Ministro e prefeito de Santos discutem acessibilidade do porto

O Ministro dos Portos, Leônidas Cristino, recebeu nesta terça-feira (21) em seu gabinete o Prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, e conversaram sobre os estudos promovidos pela Secretaria de Portos (SEP) para utilização do potencial hidroviário da Baixada Santista no escoamento de cargas com origem e destino ao Porto de Santos. Cristino destacou que esta é mais uma iniciativa da SEP para incrementar a infraestrutura e o desenvolvimento da região.

Segundo Cristino, além da possibilidade de  desenvolvimento de mais um modal de transporte de carga, o projeto trará   benefícios à comunidade porque os municípios da região também têm planos de utilizar este potencial hidrográfico para implantação de transporte de passageiros.

O Estudo, realizado através do Departamento de Revitalização e Modernização Portuária da SEP, em parceria com a Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia - FDTE, foca o transporte intraestuarino de cargas nos rios da Baixada Santista e tem o como objetivo principal  melhorar o acesso ao Porto de Santos, usando a alternativa hidroviária.

“O custo é mais baixo, ecologicamente mais eficiente e adequado, além de trazer vantagens técnicas e econômicas, como menor consumo de diesel e maior capacidade operacional”, disse o Ministro.

Os Estudos foram apresentados na última sexta-feira (17) em reunião da Câmara Temática Especial de Sistema Hidroviário Regional do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb). A apresentação na Câmara Temática do Condesb reuniu os representantes dos nove municípios da região metropolitana e de secretarias do governo do estado.

A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) também é parceira da SEP neste Estudo. (Assessoria SEP)