Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Sabesp e Prefeitura promovem economia de água em escolas municipais

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2013-05-30 -01:47

Sabesp e Prefeitura promovem economia de água em escolas municipais

Importante passo foi tomado ontem (quarta-feira, dia 29) para a economia de água do município de Peruíbe. A Sabesp assinou convênio com a Prefeitura para implantar o PURA – Programa de Uso Racional da Água em oito escolas municipais.

As intervenções do programa consistem em ações tecnológicas, como vistorias prediais para diagnóstico preliminar das instalações hidráulicas, troca de equipamentos convencionais por economizadores de água e ainda a realização de palestras educativas para conscientização de alunos e professores sobre o uso adequado deste líquido essencial à vida.

“Estima-se uma redução mínima de 10% no consumo mensal de um móvel onde o PURA está presente. Nestas unidades de ensino de Peruíbe, por exemplo, está prevista uma economia de 75 mil litros de água potável todos os mês”, explica o analista de gestão Claudio Luiz Neves, da equipe do PURA na Baixada Santista. Ao final de 12 meses, as intervenções poderão proporcionar uma economia de mais de R$ 50 mil do consumo de água.

No total das oito escolas, receberão orientações do Programa mais de duas mil pessoas entre alunos, professores e funcionários das seguintes unidades de ensino: EMEF Escritor Oswaldo Herrera, EMEIF Jardim Veneza, EMEI Caraminguava III, EMEI Caraminguava IV, EMEF Professora Terezinha R. Kalil, EMEF Professora Maria Amélia Ribas Campilongo, EMEF José Roberto Preto e EMEI São João Batista II.

"Parabéns a Sabesp pelo programa. O uso correto da água é essencial, pois colabora na preservação da natureza", declarou a prefeita de Peruíbe, Ana Preto, durante cerimônia de assinatura, que contou com a presença do superintendente da Sabesp na Baixada Santista, engenheiro João Cesar Queiroz Prado.

Dentre os principais objetivos do PURA está a conscientização ambiental da população, visando mudanças de hábitos que eliminam o desperdício da água, e a prorrogação da vida útil dos rios utilizados para o abastecimento público.

O Programa evidencia a responsabilidade ambiental da Sabesp e seus esforços para desenvolver soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável. São inúmeras as intervenções do programa na região, dentre hospitais, escolas, empresas públicas e particulares e sociedade civil organizada. Saiba mais sobre o PURA no site www.sabesp.com.br.

Ano Internacional da Cooperação pela Água – O ano de 2013, em especial, será marcado por discussões mundiais sobre os desafios da gestão, acesso, distribuição e serviços relacionados a este recurso cada vez mais escasso no planeta. Para isso, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2013 como o “Ano Internacional da Cooperação pela Água”. (Divulgação)