Jornal Espaço Aberto

Página Inicial

Notícias

Cidades promovem atividades na semana do meio ambiente

Voltar para listagem de notícias Inserida em: 2013-06-04 -19:49

Cidades promovem atividades na semana do meio ambiente

A Prefeitura de São Vicente e o Movimento Ambientalista Interregional realizarão diversas atividades (segue lista abaixo) nesta semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (5), com o objetivo informar é conscientizar os munícipes sobre as ações ambientais da cidade. 

As escolas fazem parte do esquema de conscientização sobre a importância da preservação do Meio Ambiente.

Com palestras ministradas pelos profissionais do Departamento de Zoonoses de São Vicente que está com ações direcionadas a vários públicos, nesta quarta-feira (04/06), os alunos da EMEF União Cívica Feminina tiveram a oportunidade de assistir à palestra sobre Leptospirose, doença infecciosa grave causada por uma bactéria eliminada principalmente pela urina de ratos.

Amanhã, (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, as EMEFs Armindo Ramos, Profª Leonor Guimarães Alves Stoffel, a EMEI Carlos Caldeira e a Creche Dilma Taipina Pedro, localizadas no bairro Samaritá, Área Continental de São Vicente, realizarão um encontro entre professores, alunos e comunidade para a caminhada de Conscientização que mostrará maneiras de melhorar e cuidar  do meio ambiente. Durante a caminhada, que tem início às 8h30, os participantes utilizarão cartazes e panfletos alusivos à data.

Os alunos da EMEF Armindo Ramos sairão da unidade escolar e irão para a escola EMEF Leonor Guimarães Alves Stoffel. Depois partem para a EMEI Carlos Caldeira. Por último, caminharão até a Creche Dilma Taipina Pedro e se iniciará a caminhada que percorrerá as imediações das escolas, parando em prédios, casas e estabelecimentos comerciais para conscientização com conversas e entrega de informativos que explica como viver em um lugar mais limpo e saudável.

No Salão Nobre da Prefeitura às 10h, o lançamento do Manual São Vicente Legal.

 Trilha Ecológica -  Até sexta-feira (7) podem ser feitas as inscrições para participação na trilha ecológica do Parque Ecológico Voturuá (Avenida Anita Costa, s/nº - Vila Voturuá). Os interessados (a partir de 10 anos) devem comparecer ao Paço Municipal (Rua Frei Gaspar, 384 no Centro), das 9h às 16h.

Nos dias 13 e 14 de junho está programada trilha para 30 pessoas por passeio, no período da tarde. Durante o passeio de 1 hora e meia, em uma trilha de 900 metros, o visitante terá oportunidade de apreciar a vista do Centro, o mar de São Vicente, além do Morro Voturuá, onde existe a prática de asa delta.

Além disso, o visitante poderá encontrar no caminho esquilo, bicho preguiça e sagui. Também poderá apreciar a rica vegetação nativa, como palmeira e embaúba.

Zoonoses - Outra ação é uma campanha em prol do Departamento de Zoonose  que pede doação de panos, novos ou usados para divulgar a posse responsável de animais em que os donos devem cuidar dos animais de forma digna, como prevê a Lei Federal de Crimes Ambientais. Atualmente, o Dezoon de São Vicente conta com aproximadamente 40 animais entre cães e gatos e desde 2002 promove a castração desses animais de forma gratuita.

Programação diversa - Em parceria com a Associação Comercial de São Vicente (Rua Jacob Emmerick,1238, Centro), nesta quinta-feira (6), a partir das 19h30, serão apresentados, no local, programas em relação ao meio ambiente. Primeiramente, uma palestra denominada  PURA (Programa de Uso Racional da Água), promovida pela SABESP, acontecerá para divulgação da utilização da água de forma consciente pela população. E às 20 horas, um projeto de lei municipal será apresentado com a intenção de disciplinar e regulamentar o descarte correto do óleo de frituras. A apresentação do projeto será aberta ao público visando coletar mais propostas.

Praia Grande - Nesta quarta-feira, (5), às 10h, na sede do Conviver Boqueirão (Vivência), acontece o  lançamento do Programa Cidade Vida, uma iniciativa da Prefeitura de Praia Grande envolvendo 14 ações na área da preservação ambiental.

São várias medidas, algumas inéditas como o projeto de lei que o prefeito Alberto Mourão (PSDB) assinará, obrigando veículos que fazem o transporte de resíduos de material de construção a instalarem chip para o monitoramento de sua movimentação pela cidade.

O objetivo é evitar que o material seja depositado em locais inadequados, que degradem a natureza. Ao final do evento, haverá distribuição de mudas.
O Conviver fica no calçadão da praia, na Avenida Castelo Branco, altura da
Rua Pernambuco.


Cubatão – O município pretende ampliar sua atuação no sentido de garantir a preservação do ecossistema e coibir abusos na área ambiental.

Até o final de agosto, a prefeita Marcia Rosa (PT) deve encaminhar para apreciação da Câmara o Código Municipal do Meio Ambiente. A informação foi divulgada pela secretária de Meio Ambiente de Cubatão (Semam), Ana Maria Rodrigues, na última segunda-feira (3) antes de participar da solenidade de abertura do IV Fórum Acontece de Sustentabilidade, no auditório do Parque Novo Anilinas, evento que faz parte da V Semana Municipal de Meio Ambiente.

De acordo coma secretária, o código assegurará ao Município uma atuação efetiva em parceria com a Cetesb e o Ministério Público. O município contará com fiscal ambiental terá ação preventiva e, quando necessário, punitiva. “O poder de polícia do Município será concretizado. O código será um grande instrumento de vigília e atuação" explicou Ana Maria.

A V Semana de Meio Ambiente de Cubatão com variada programação: palestras, peças teatrais, visitas ao Centro Aprendiz de Pesquisador do Cepema, mutirão de pintura da Secretaria de Cultura com tinta ecológica, atividade de ecofaxina no parque Perequê e oficina de materiais recicláveis, acontece até o próximo dia 7.

Santos – Nesse município, cerca de 30 alunos do 5º ano da Escola Municipal João Papa Sobrinho, no Gonzaga, tiveram uma aula diferente na manhã desta terça-feira (4). Eles participaram de uma visita monitorada ao Laboratório de Controle Ambiental, no Posto 3. A atividade, organizada pela Seduc (Secretaria de Educação), faz parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente.

Outras escolas estarão participando das visitas monitoradas ao laboratório ao longo desta semana: Edméa Ladevig, Leonor Mendes de Barros, Antônio Demóstenes Britto e Florestan Fernandes. (Fotos: Divulgação)